6 dicas para um Natal mais saudável

Pelo menos no hemisfério sul, após as celebrações do final do ano, as altas temperaturas se aproximam e, para não morrer de calor à beira da piscina, devemos ter em conta alguns aspectos e desfrutar de uma festa saudável.

"Para ter uma temporada de férias sem nos condenar a uma camisa de verão e sem prejudicar a saúde, devemos ser inteligentes para projetar menus deliciosos que permitem desfrutar sem culpa", diz Stefanie Chalmers professora da carreira de Nutrição e Dietética na Universidad do Pacífico.

Para isso, não é necessário excluir ou modificar todas as receitas tradicionais. "É suficiente selecionar certos ingredientes e formas de cozinhar que são menos prejudiciais para a saúde e incorporar alimentos que, em certa medida, aumentam a saciedade ou limitam a absorção de elementos nutricionais menos desejáveis", diz ele.

Como exemplo, o nutricionista compartilha 6 recomendações úteis :

1. Cauda do macaco

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Misture café comum com café substituto, reduza a quantidade de álcool adicionada e use leite leve condensado. "Embora todas essas mudanças não tornem uma bebida saudável, eles diminuem seu impacto nocivo sobre a pressão arterial, sua ingestão calórica e todos os efeitos nocivos do álcool".

2. Pan de pascua

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O sabor e o aroma inconfundíveis do pão de Páscoa são principalmente de elementos nutricionais de baixo consumo e com enorme potencial de saúde, como canela, anis, gengibre, noz-moscada, passas e frutos secos. Para não deixar de lado seu consumo ou mudar seu gosto, aparência ou textura, Chalmers entrega duas chaves: "Adicione apenas 3/4 da gordura descrita na receita original (não será notável na textura ou sabor) e substitua o açúcar comuns por misturas de açúcar, que fornecem metade das calorias e não prejudicam a qualidade dos produtos assados ​​".

3. Preparações de carne, batatas e vegetais

Foto de Gabriel Garcia Marengo em Unsplash

É aconselhável substituir os fritos salteados (sem reutilizar o óleo e remover o excesso de papel com papel absorvente). "Isso torna possível reduzir a carga calórica e a absorção de gorduras que favorecem a produção de radicais livres no corpo".

4. Saladas

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É bom incorporar vegetais de folhas verdes, juntamente com vegetais de todas as cores, de preferência na entrada. "Isso reduzirá a absorção de gorduras que podem estar presentes no fundo, além de oferecer maior saciedade, para evitar a compulsão alimentar durante o jantar, a grande ingestão calórica e o desconforto gástrico que traz como resultado".

5. Carnes

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Não se esqueça do peixe. "Embora o consumo de carne seja uma tradição herdada da cultura americana, a imitação também pode ser superada na medida em que valorizamos as enormes costas do nosso país e os benefícios que proporcionam o alimento marinho e os frutos de nossa própria terra. Então, um jantar, onde no centro da mesa, apresentamos alguns deliciosos cortes de lubrificantes, pompões ou salmões, e alguns espetinhos de choco, devem nos dar um grande orgulho ".

6. Sobremesa

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Desfrute de frutas da estação. "Prepare varas coloridas com diferentes tipos de frutas, ou sobremesas de gelatina, frutas e iogurte. Você poderá aumentar a saciedade, consumir vitaminas, minerais, água e fibras, com uma decoração colorida e aromática ".

Finalmente, a professora da Universidad do Pacífico pede para não se esquecer do espírito natalino. "Outro aspecto em que devemos sentir-nos orgulhosos é a nossa tradição de solidariedade, que também faz parte da essência que reúne os encontros de Natal, para que preparemos um prato extra e o convidemos para aqueles que não têm a sorte de serem abrigados em uma casa. , ou compartilhando isso com alguém que está sozinho, fará seu jantar de Natal, com ou sem calorias, melhorará ", conclui Stefanie Chalmers.

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