O café da manhã não faz você gordo? Mitos e realidades

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<p class= Muitas vezes diz que o café da manhã é uma parte essencial de uma dieta saudável, especialmente quando se trata de para cuidar da figura.

Mas não é fácil para todos comerem tão cedo pela manhã: na Europa e nos Estados Unidos, entre 10% e 30% da população sauda café da manhã

os adolescentes são os mais propensos a fazê-lo, dizendo que eles não têm tempo ou fome ou que estão em uma dieta.

Parar o café da manhã vai contra o que geralmente é aconselhado: a lógica é que aqueles que não comem cedo estarão famintos pelo resto do dia e, portanto, tentados a tomar lanches com muitas calorias, o que os faz ganhar peso.

A teoria é razoável, até encontrar uma evidência de que as pessoas que não comem café da manhã consomem mais calorias do que as que fazem.

Estudos em massa

No entanto, se simplesmente analisarmos as calorias consumidas, houve várias tentativas de elucidar a influência do café da manhã no peso da pessoa.

Uma revisão dos estudos que foram feitos antes de 2004 (4) descobriu que aqueles que ignoram o café da manhã não tendem a consumir mais calorias durante o resto do dia para compensar.

O que é revelado sobre o peso é um pouco mais complexo. Quatro estudos descobriram que as crianças que não comeram o café da manhã apresentaram um índice de massa corporal maior em média, mas outros três estudos mostraram que não faz diferença.

A vantagem dos primeiros quatro estudos é que as equipes controlaram mais rigorosamente os fatores que poderiam ter influenciado os resultados. Então, a evidência começa a inclinar-se ligeiramente para o vínculo entre a falta de café da manhã e o ganho de peso.

Para as águas enlameadas, uma revisão dos EUA de 2011 (5) citou cinco estudos sobre esse link: três disseram que não existe e que se encontrou o oposto, isto é, entre as crianças com sobrepeso, aqueles que tomaram café da manhã estavam mais gordos.

E, para torná-lo ainda mais confuso, uma meta-análise (6) que reuniu os resultados de 19 estudos realizados nas regiões da Ásia e do Pacífico encontrou uma relação entre pular café da manhã e ganhar peso. Uma revisão sistemática européia (7) obteve resultados semelhantes, embora um dos estudos indique que apenas os meninos que tomaram café da manhã ganharam peso.

Upside down

O que acontece se alguém resolver a questão? Em vez de dizer: "Sete estudos descobriram que as crianças que pulam o café da manhã tendem a ser mais gordas", pode-se dizer que sete estudos descobriram que as crianças com sobrepeso eram mais propensas a ignorar o café da manhã.

Esse é o problema com esses estudos: eles tomam um instantâneo, eles não exploram causas.

Não sabemos o que veio primeiro, o excesso de peso ou o hábito de não tomar café da manhã.

Talvez aquelas crianças tenham parado de comer porque estavam gordas e tentavam comer menos.

A alternativa é estudar pessoas por um longo período de tempo, e o primeiro estudo longitudinal sobre este tema foi feito em 2003 (8). Quando os pesquisadores começaram, descobriram que as crianças que pulavam o café da manhã pesavam mais em média. Mas quando eles seguiram essas mesmas crianças por três anos, foram os gordurosos que não comeram café da manhã que perderam peso ao longo do tempo.

Então ficamos com uma situação em que há muitos estudos – mas definitivamente não todos – que mostram que as crianças que não comem café da manhã são mais propensas a ter excesso de peso. No entanto, não podemos ter certeza se o motivo é a dieta deles ou o fato de que eles não comem o café da manhã. E se o último é a causa, não está claro por que, porque eles não consomem mais calorias no total (9).

Mudança de rotina

Se não é o total das calorias consumidas, será que o momento em que é comido influencia? Três refeições são menores do que duas refeições melhor?

Muito poucos ensaios randomizados controlados foram feitos sobre esse assunto, mas há um que foi realizado em 1992 em adultos (10). Um grupo de mulheres obesas recebeu planos de dieta em que todos comeram a mesma quantidade de calorias por dia, mas nem sempre ao mesmo tempo: a metade tinha três refeições por dia, enquanto a outra metade não comeu café da manhã, mas almoçava e estava comendo. O jantar foi mais abundante.

Os resultados são fascinantes.

Aqueles que estavam acostumados a ignorar o café da manhã perderam mais peso se os colocassem no grupo que tomasse café da manhã, enquanto aqueles que antes do experimento comiam pela manhã perderam mais peso se parassem de tomar café da manhã. Em outras palavras, uma mudança na rotina os ajudou a perder peso.

Então, talvez a lição que esse estudo deixa é que você simplesmente precisa fazer algo diferente. Na Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, uma equipe de psicólogos desenvolveu um programa de redução de peso baseado nessa premissa.

Então?

A perspectiva é confusa, então um novo estudo (11) sobre mitos da dieta, inclusive pulando o café da manhã como um dos pressupostos não comprovados, foi recentemente publicado.

No entanto, o café da manhã pode ter outros benefícios. Um ensaio controlado aleatório realizado em áreas rurais da Jamaica e do Peru (12) mostrou que as crianças que tomaram café da manhã na escola tiveram melhores notas. Os resultados não podem ser generalizados porque as crianças estudadas podem ter sofrido desnutrição antes do estudo, então um café da manhã talvez não faça muita diferença se fosse criança bem nutrida.

Então a questão do milhão de dólares é: devemos tomar café da manhã ou não, se alguém quiser perder peso?

A dieta daqueles que comem café da manhã tende a ser mais equilibrada em geral, mas se é apenas sobre a perda de peso, até que mais estudos sejam realizados, depende da preferência pessoal.

Alguns de nós não podem passar lanche cedo. Se você é assim, você pode culpar seu relógio biológico: pesquisas recentes descobriram que aqueles que são de tipo noturno simplesmente não ficam com fome pela manhã (12). Nesse caso, até que um ensaio controlado randomizado realmente bom seja o contrário, pode ser melhor ouvir seu estômago, não ir contra ele.

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